segunda-feira, abril 10, 2006

Textos relacionados ao MPL para enriquecimento do movimento!

Agora o blog do mpl-df será também um espaço para disponibilizar textos, criados ou não pelos integrantes, considerados (individualmente ou por todos) como relevantes para a reflexão, discussão e (des)construção da sociedade e enriquecimento do movimento!


Textos acadêmicos relacionados ao MPL:

» A Outra Esquerda e a Descontrução do Poder;
por João Paulo, integrante mpl-df.

Resumo:
O renascimento da utopia após a derrocada do socialismo real é acompanhado do surgimento de uma Outra esquerda, radical e criativa. Dentre suas características e quebras de paradigmas destaca-se a dissolução das relações de poder ao invés da tomada do poder Estatal para se chegar à revolução. A revolução passa a ser vista como um processo cotidiano e auto-emancipatório, uma luta contínua e interminável.


» Trabalhos de Antropologia Urbana;
por Paique, integrante mpl-df.

Observação:
Os textos trabalhados são, na ordem: "Redes sociais e processo Político" de J. A. Barnes, "Notas sobre a desconstrução do 'popular'" de Stuart Hall e "A arqueologia dos movimentos sociais" de Eurípedes da Cunha.

*Para baixar cada texto acima, é necessário esperar 30 segundos.


Textos interessantes para leitura:

» Democratismo ou auto-gestão?;
por Felipe Corrêa.

Trecho inicial:
"Há tempos que acredito ser importante dar uma contribuição aos grupos horizontais, cuja forma de tomada de decisões se dá em reuniões de grupos ou assembléias em que todos os membros têm a mesma oportunidade de participação e a mesma voz.

Acontece que, desde o início do que se chamou “Movimento Antiglobalização”, acompanho com bastante freqüência grupos autônomos, anarquistas, assembléias, manifestações de rua, dentre tantas outras situações em que nos deparamos com as tomadas de decisão em ambientes horizontais. Diferentemente da sociedade que estamos acostumados a viver – em que não há possibilidade real de participação na tomada de decisões e somos obrigados a aceitar que outros decidam sobre nossos destinos – podemos decidir e participar efetivamente das decisões, nestes grupos que fazemos parte. Tudo bem que isso nos dê muito prazer, principalmente no início, mas o fato é que, com o passar do tempo, as tomadas de decisão acabam tornando-se um legítimo “parto”. Mas por que exatamente isso acontece?"


» A tirania das organizações sem estrutura;
Artigo de Jo Freeman, 1970.

» Conflito Consenso (On Conflit and Consensus);

» Cale a Boca! Ou como agir melhor em reuniões;
por Dan Spalding

Boa leitura!

Um comentário:

Anônimo disse...

muito legal a iniciativa de colocar aqui os textos. espero que as pessoas leiam!! =)