quinta-feira, agosto 18, 2005

MPL convoca população para resistir ao aumento das passagens no Distrito Federal

O Movimento Passe Livre do Distrito Federal (MPL-DF) iniciou nesta segunda-feira, 15 de agosto, uma jornada de lutas contra o iminente aumento das tarifas de ônibus no DF, após o reajuste nas cidades do entorno. O protesto foi feito na rodoviária e nas vias L2 Norte e W3 Sul, ambas bloqueadas pelos/as manifestantes.


A polícia tentou sem sucesso dispersar a manifestação em seus dois focos. Na L2 Norte a polícia investiu duas vezes contra os/as manifestantes. Muitos/as ficaram feridos e dois foram detidos sob falsa acusaçõe de depredação de patrimônio público. Na W3 Sul a polícia fez um enorme cerco aos/às manifestantes e ameaçou coletar nomes dos mesmos para dialogar com a direção das escolas onde são matriculados/as. Uma estudante foi detida na W3 Sul sob uma acusação inventada a tal ponto que a própria secretaria da DCA (Delegacia da Criança e do Adolescente) recusou-se a aceitar a queixa. As 3 pessoas detidas foram liberadas ao fim da noite e, assim como os/as demais feridos/as, foram ao Instituto Médico Legal prestar queixa.


No entanto, a repressão policial não conseguiu parar o protesto, que manteve seu percurso planejado, tampouco intimidar a continuação da jornada da lutas. O MPL-DF convoca toda população ao carnaval de rua que será realizado a partir das 18 horas de terça-feira, 16 de agosto, na rodoviária do Plano Piloto. Para além disso, o movimento afirma que "toda hora é hora de mobilização: o local é onde você está e quem organiza é você. Pare a cidade antes que ela te pare. Por uma vida sem catracas".

2 comentários:

Anônimo disse...

Lutar, nem sempre é vencer...
Mas sem luta não há vitória!!!
Não percamos as esperanças, de um Brasil mais justo!
Bote a boca no trombone meu povo!!!
Chega de EXPLORAÇÃO!!!!

Anônimo disse...

Lutar, nem sempre é vencer...
Mas sem luta não há vitória!!!
Não percamos as esperanças, de um Brasil mais justo!
Bote a boca no trombone meu povo!!!
Chega de EXPLORAÇÃO!!!!