domingo, agosto 14, 2005

Tarifas de ônibus no entorno do DF aumentam.MPL convoca a população

O Movimento Passe livre fez um ato reforçando o chamado da jornada de lutas contra o aumento das passagens de ônibus no Distrito Federal. A mobilização ocorreu no sábado, 13 de agosto, mesmo dia em que as tarifas interestaduais (cerca de 30 linhas) aumentaram 11,9%. O aumento atinge principalmente a população do entorno do DF (estado de Goiás), que necessita fazer uso dos ônibus interestaduais para trabalhar ou estudar. Suspeita-se que esse aumento seja só o começo de um aumento em todas as tarifas do DF.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) determinou o aumento pressionada pelas empresas que reivindicavam um aumento de 30%,usando como justificativa o reajuste nos preços do óleo e do diesel. No entanto, a qualidade dos serviços oferecidos pelas empresas de ônibus é reprovado, não só pela população, como pela própria ANTT. A qualidade de todas empresas foi classificada num relatório expedido pela própria Agência como "abaixo do esperado".

O MPL-DF convoca toda a população para a jornada de lutas contra o aumento das passagens. Uma série de mobilizações estão programadas para ocorrer a partir de segunda-feira (dia 15) às 17 horas na rodoviária do Plano Piloto.

Nenhum comentário: