sexta-feira, outubro 20, 2006

Semana pela democratizacao da comunicacao



Nós do mpl sabemos mais que ninguém a respeito do quanto a grande mídia pode manipular e distorcer os fatos. Como movimento popular, já tivemos diversas experiências de distorção de atos, ocupações, manifestações, etc. A mídia hoje controla com uma precisão assombrosa o que a sociedade pensa dos movimentos sociais e da ação direta. Este blog foi criado para veicular diretamente a opinião do MPL, as nossas visões e críticas, sem intermediários. Ser nosso microfone, nosso instrumento de fala. Por ele podemos falar diretamente às pessoas e elas podem nos alcançar, para ouvirem o que temos a falar. Temos também um programa na rádio ralacoco da unb veiculado por um militante do MPL e uma do CMI toda sexta das 10 às 12hrs, chamado "por uma vida sem catracas".

Consentido que a questão midiática é fundamental na nossa sociedade, o MPL está participando deste evento, e apoia sua causa: a democratização da informação e da comunicação.
----------------------

No Brasil, nove famílias controlam as principais empresas e meios de comunicação do país. Enquanto elas falam o que querem e como querem, 175 milhões de pessoas escutam, caladas. Esse controle sobre as informações que circulam no país é radicalmente contra os interesses da sociedade.

A "mídia dos poucos" viola os direitos humanos, constrói valores que servem aos interesses privados em detrimento do público e - como fica evidente durante as eleições - influencia diretamente a formação da opinião pública.

A diversidade do país e o interesse da sociedade não estão refletidos na mídia nacional. É para travar esse debate que um coletivo de organizações, redes e fóruns, espalhados pelas diversas regiões brasileiras, organiza a 4ª Semana Nacional pela Democratização da Comunicação.

Debates, mesas de diálogo, apresentações culturais vão mostrar à sociedade que a mídia é dela, que a informação é um bem público e a comunicação é um direito.

Programação da semana em brasília
site da semana
Materia no cmi

Nenhum comentário: