domingo, outubro 08, 2006

Transporte coletivo em baixa


Matéria do "Jornal Hoje"
Quinta-Feira , 05 de Outubro de 2006

Transporte coletivo em baixa

Os ônibus urbanos perdem passageiros em todo o país. A constatação é da Associação Nacional das Empresas de Transporte Coletivo. A pesquisa ouviu 83 mil usuários em 27 cidades e constatou que as principais queixas são
sobre o preço da passagem, a violência e o desconforto durante as viagens.

Corre-corre, empurra-empurra, desconforto, insegurança durante a viagem.... Os problemas estão provocando uma mudança de hábito dos brasileiros, segundo uma pesquisa da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos. A conseqüência é uma espécie de exclusão social.

O acesso aos coletivos caiu principalmente entre os mais pobres – 14% dos entrevistados disseram que reduziram o uso ou não andam mais de ônibus. Metade deles tem renda de até três salários mínimos. “Estão deixando de sair de casa, estão perdendo a oportunidade de procurar emprego, de estudar, de conviver, 65% consideram as tarifas muito caras”, disse a pesquisadora.

Pelos números do IBGE, as tarifas de ônibus no país subiram em média 70% acima da inflação, nos últimos dois anos. Ariadina foi radical. O dinheiro da passagem, agora ela usa pra melhorar a alimentação do filho e vai para
o trabalho de bicicleta. Mas não esconde que em outras condições preferiria o ônibus. “Preferiria, se o ônibus fosse mais seguro, mais barato, mais confortável. Senão, eu vou de bicicleta mesmo e ainda economizo um dinheiro”.

http://jornalhoje.globo.com/JHoje/0,19125,VJS0-3076-20061005-245938,00.html

MOVIMENTO PASSE LIVRE

Nenhum comentário: